Carlos Aguiar, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Materiais de Construção do DF (Sindmac) e Mateus Carvalho, presidente da Associação dos Comerciantes de Material de Construção (Acomac – DF) , fizeram parte de uma matéria exibida pela TV Record do Distrito Federal, no dia 22 de maio de 2020, no programa Balanço Geral.

Os entrevistados destacaram o papel importante que as entidades vêm demonstrando ao se engajarem em campanhas solidárias em prol das pessoas carentes, neste momento de pandemia de Covid-19 (coronavírus). “Fazendo a diferença”. Foi assim que o apresentador iniciou a matéria de quase 5 minutos.

A repórter destacou o gesto solidário e relatou que os materiais de higiene pessoal e de limpeza foram entregues ao governo federal. Ao todo, foram doados 7.200 frascos de álcool em gel, além de desinfetantes, detergentes e sabão em pó. Em campanha anterior, a dupla já havia entregado outros milhares de frascos destes produtos, acondicionados em três caminhões. No Distrito Federal, cerca de 70% das lojas de material de construção, perto de 3 mil, se tornaram postos oficiais de arrecadação e com selo do governo federal. Importante: antes de fazerem as doações, as entidades parceiras checaram com o governo quais seriam as reais necessidades da população mais vulnerável, a maioria não enquadrada nos programas de rendas assistenciais do governo. As entregas dos itens foram realizadas pela Defesa Civil e foram beneficiadas cerca de 6 mil famílias.