GOVERNO FEDERAL LANÇA BNDES GIRO

Nesta quarta-feira, 23 de agosto, o Presidente Michel Temer, acompanhado do Presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro,  dos ministros: Dyogo Oliveira (Planejamento), Henrique Meireles (Fazenda) e do Presidente do SEBRAE, Guilherme Afif Domingos lançaram o Programa BNDES GIRO que propõe disponibilizar cerca de R$ 20 bilhões em novos financiamentos até agosto de 2018. As empresas já poderão solicitar os empréstimos a partir da próxima semana.

Durante a  cerimônia o Governo anunciou também,  a liberação a partir de outubro, dos saques das contas do PIS/PASEP para idosos com mais de 65 anos, no caso dos homens, e 62 anos, no caso das mulheres. Atualmente os saques só podem ser feitos por pessoas com mais de 70 anos ou em casos específicos. Serão injetados cerca de R$ 16 bilhões na economia do país.

O evento lotou o salão nobre do Palácio do Planalto contando com a presença de diversas autoridades governamentais e representantes do setor produtivo.

Carlos Aguiar, Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Materiais de Construção do Distrito Federal – SINDMAC-DF esteve presente na cerimônia, acompanhado de empresários representando a ACOMAC-DF e avalia positivamente esta iniciativa do Governo Federal como mais uma ferramenta para aquecer a economia local e nacional.

Paulo Rabello destacou em seu discurso: “São mais R$ 20 bilhões que vão ser canalizados para essa retomada. Parece pouco, mas é chuva depois de muita seca. Precisamos irrigar essa terra seca e dura do capital de giro da empresa brasileira.

Temer afirmou que a iniciativa do BNDES tem como objetivo ajudar no combate ao desemprego e complementou: “Neste momento o BNDES Giro dá uma injeção de vitalidade nestas micro, pequenas e médias empresas, que são presença de dinâmica e de peso no comércio, na indústria, nos serviços. Estamos falando das campeãs do emprego e desenvolvimento do nosso país”.

Segundo o BNDES, o novo programa vai agilizar, via internet, a análise de pedidos dos empresários e a concessão de financiamento de capital de giro para micro, pequenas e médias empresas. Essa liberação de recursos deve ficar mais rápida em razão da integração de plataformas de tecnologia de agentes financeiros com o BNDES.

Segundo o ministro Dyogo Oliveira (Planejamento), também presente ao evento, a atual linha de financiamento para pequenas empresas exige de 50 a 60 dias para que o dinheiro seja liberado. A nova linha lançada nesta quarta vai encurtar esse prazo.

“Em 24 horas o dinheiro vai estar disponível na conta da empresa”, garantiu,Dyogo, explicando que a nova linha de crédito terá uma taxa na média de 1,5% ao mês. O ministro ainda afirmou que a linha de R$ 20 bilhões não “terá nenhum subsídio adicional do tesouro”.

Durante a cerimônia, o presidente do BNDES, afirmou que a meta é ampliar a participação das pequenas empresas na carteira do banco ao longo do governo Temer.

“O banco já atingiu para as micro, pequenas e médias empresas, 40% do quantitativo total. Quem sabe ainda possa ser anunciado na sua gestão, daqui a 12 meses, que nós tenhamos nos aproximado de 60% da carteira dedicada às micro, pequenas e médias empresas”, completou Rabello dirigindo-se a Temer.