SEMINÁRIO SOBRE TRIBUTAÇÃO É UM SUCESSO

O SINDIMAC e a ACOMAC-DF, em parceria com a Secretaria de Fazenda do Distrito Federal – SEF/DF realizaram o Seminário “Atualização Tributária do Comércio Varejista de Materiais de Construção,  no dia 23 de junho, no auditório da SEF/DF para o esclarecimento de dúvidas tributárias dos participantes.

O Seminário foi aberto pelo Subsecretário da SEFDF, Hormino de Almeida Júnior. Em seguida, o Presidente do SINDIMAC, Carlos Aguiar agradeceu a parceria com a Secretaria de Fazenda bem como, a presença de todos, seguido pelas palavras do Presidente da ACOMAC-DF, Maurício Vieira.

Logo após, foi realizada uma palestra sobre a forma de tributação das empresas (Lucro presumido, Lucro Real e pelo Simples Nacional), pelo consultor do SEBRAE, Jader Nogueira.

Dando prosseguimento ao Seminário, foram tratados os seguintes temas pelos servidores da Secretaria de Fazenda:

- Principais dúvidas envolvendo o diferencial de alíquota (DIFAL) instituído pela Emenda Constitucional nº 87/2015, apresentada pelo Auditor Fiscal  Albino Ferreira de Lima;

- Aspectos operacionais e tributários envolvendo o ICMS nas operações com materiais de construção, estoques, inventários e substituição tributária, apresentada pelo Auditor Fiscal Geraldo de Alemar Santana.

O contador do SINDMAC e da ACOMAC, Arley Rodrigues, também esclareceu algumas dúvidas levantadas e atuou como facilitador nas respostas apresentadas pelos técnicos da Secretaria.

No encerramento, o Coordenador de Cobrança Tributária da SEF/DF, José Ribeiro da Silva Neto, ressaltou a importância do encontro como forma de sanar as principais dúvidas do comércio varejista de materiais de construção acerca dos complexos temas abordados no seminário, criando um importante canal de comunicação e parceria entre o SINDIMAC e a Secretaria.

Carlos Aguiar, Presidente do SINDMAC-DF agradeceu novamente a abertura criada pela Secretaria de Estado de Fazenda do Distrito Federal e a disponibilidade de sua equipe técnica em esclarecer as dúvidas dos lojistas neste evento de suma importância para o segmento.

Para acessar o material discutido durante o evento na íntegra, acesse o link: https://drive.google.com/file/d/0B-FPXsfCEwnCM3RRelZselFyNzg/view