SUPERMERCADOS PASSAM AO STATUS DE ATIVIDADE ESSENCIAL

Decreto regulamenta o funcionamento dos supermercados, onde o Presidente Michel Temer assinou decreto que reconhece os supermercados como atividade essencial. Para o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços - MDIC, a medida concede ao setor, meios para facilitar a negociação de abertura das lojas nos domingos e feriados.

Na cerimônia estiveram presentes diversas autoridades governamentais e empresários de vários estados que vieram em caravanas para participar da assinatura do decreto.

O decreto atualiza uma legislação da década de 1940 e era uma demanda do setor., onde em 2016 a ABRAS apresentou o pedido.

Na cerimônia, o Presidente Temer em seu discurso exaltou ações do Governo na economia e citou resultados positivos do comércio varejista, a geração de empregos nos últimos quatro meses e a queda da inflação.

"Convenhamos, os números são expressivos. Registramos ontem [terça-feira] o terceiro mês consecutivo de alta no comércio varejista. Isso significa que as pessoas voltaram a consumir, isso é sinal de uma economia que se recupera, que volta a gerar empregos", afirmou o presidente.

Para o Presidente do SINDMAC-DF, que esteve a convite da ANAMACO no qual é Vice Presidente do Conselho Diretor “a iniciativa  é válida, visto que na crise atual  vivenciada pela economia nacional é necessário valorizar os postos de trabalho ocupados e com a nova regulamentação que iguala o domingo e feriados aos demais dias da semana para a abertura e funcionamento dos supermercados, os empresários e funcionários estarão sendo beneficiados  e que mais essa ação do governo favoreça o aquecimento das vendas e consequentemente o crescimento econômico do país”.